quarta-feira, 25 de março de 2009

Algumas de suas Obras

Auto-retrato¹ ou Manteau Rouge² - Em Paris, Tarsila foi a um jantar em homenagem a Santos Dumont com esta maravilhosa capa (Manteau Rouge, em francês, significa casaco, manto vermelho). Além de linda, usava roupas muito elegantes e exóticas, e sua presença era marcante em todos os lugares que freqüentava. Depois desse jantar, pintou este maravilhoso auto-retrato.

A Negra -1923 - Esta tela foi pintada por Tarsila em Paris, enquanto tomava aulas com Fernand Léger. A tela o impressionou tanto que ele a mostrou para todos os seus alunos, dizendo que se tratava de um trabalho excepcional. Em A Negra temos elementos cubistas no fundo da tela e ela também é considerada antecessora da Antropofagia na pintura de Tarsila. Essa negra de seios grandes, fez parte da infância de Tarsila, pois seu pai era um grande fazendeiro, e as negras, geralmente filhas de escravos, eram as amas-secas, espécies de babás que cuidavam das crianças.

'EFCB' (Estação Central do Brasil)-1924 - Este quadro foi pintado depois da viagem a Minas Gerais com o grupo modernista. Foi então que Tarsila começou a pintura intitulada Pau-Brasil, com temas e cores bem brasileiros. Esta tela foi pintada para participar da exposição-conferência sobre modernismo do poeta Blaise Cendrars realizada em São Paulo, em junho de 1924.


Com a obra Abaporu, ela iniciou uma fase na arte brasileira chamada de Antropofagia. O movimento queria 'engolir' a cultura européia e iniciar uma fase bem brasileira na arte - isso foi em 1928 . É a tela brasileira a alcançar o maior valor em um leilão: 1,5 milhão de dólares. Foi comprada pelo colecionador argentino Eduardo Costantini.

Ouça comentário de Tarsila do Amaral sobre o “Abaporu”
Fonte: Almanaque Abril CD-Rom 1997

O Lago 1928 - Maravilhosa tela da fase Antropofágica, com o colorido e o tema tão típicos de Tarsila. Seu sobrinho Sérgio comprou a tela e permaneceu com ela por muitos anos.


Pintou o quadro 'Operários' em 1933. Assim, novamente, Tarsila iniciou a pintura com temas sociais no Brasil. Nessa fase pintou também "Segunda Classe". Nos anos cinquenta a artista retomou as paisagens e as cores brasileiras que tanto a caracterizaram e voltou à pintura pau-brasil, agora intitulada neo pau-brasil. Tarsila fez duas grandes exposições em Paris nos anos vinte (1926 e 1929), com grande sucesso. Expôs no Brasil individualmente pela primeira vez em 1929. Até seu falecimento, participou de diversas exposições no Brasil e em vários lugares do mundo. Inovou sempre e contribuiu para mudar o rumo das artes do Brasil, junto com o grupo modernista brasileiro, mas mesmo dentro do grupo, sempre foi precursora, sendo assim considerada um dos artistas de maior importância na arte brasileira.

Clique aqui e veja a galeria mais completa da Internet com as obras de Tarsila do Amaral

Um comentário:

  1. Meus alunos do 5º ano fizeram uma releitura da obra Monteau Rouge. ficaram ótimos. Vou expor os trabalhos no corredor da escola, semana que vem.

    ResponderExcluir