sexta-feira, 27 de março de 2009

Biografia




Tarsila do Amaral nasceu em 1º de setembro de 1886 na Fazenda São Bernardo, município de Capivari, interior do Estado de São Paulo. Seu pai herdou apreciável fortuna e diversas fazendas nas quais Tarsila passou a infância e adolescência.

Estudou em São Paulo no Colégio Sion e completou seus estudos em Barcelona, na Espanha, onde pintou seu primeiro quadro, “Sagrado Coração de Jesus”, aos 16 anos. Casou-se em 1906 com André Teixeira Pinto e teve uma única filha, Dulce. Separou-se dele e começou a estudar escultura em 1916 com Zadig e Mantovani em São Paulo. Depois estudou desenho e pintura com Pedro Alexandrino. Em 1920 embarcou para a Europa e ingressou na Académie Julian em Paris. Também frequentou o ateliê de Émile Renard. Em 1922 teve uma tela admitida no Salão Oficial dos Artistas Franceses. Nesse mesmo ano regressou ao Brasil e se integrou com os intelectuais do grupo modernista. Fez parte do “grupo dos cinco” com Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti del Picchia. Nesse tempo namorou o escritor Oswald de Andrade. Não teve participação na “Semana de 22”, mas, integrou-se ao Modernismo que surgia no Brasil, visto que na Europa estava fazendo estudos acadêmicos.

Voltou à Europa em 1923 e teve contato com os modernistas que se encontravam (na Europa): intelectuais, pintores, músicos e poetas. Estudou com Albert Gleizes e Fernand Léger, grandes mestres cubistas. Manteve amizade com Blaise Cendrars, poeta franco-suiço que visitou o Brasil em 1924. Iniciou sua pintura “pau-brasil” cheio de cores e temas brasileiros. Em 1926 expos suas obras em Paris, obtendo grande sucesso. Casou-se no mesmo com Oswald de Andrade.

Em 1928 pintou o “Abaporu” para dar de presente de aniversário a Oswald que se empolgou com a tela e criou o Movimento Antropofágico. É deste período a fase antropofágica da sua pintura. Em 1929 expõe individualmente pela primeira vez no Brasil. E separou-se de Oswald em 1930.

Em 1933 pinta o quadro “Operários” e deu início à pintura social no Brasil. No ano seguinte participou do I Salão Paulista de Belas Artes. Passou a viver com o escritor Luís Martins por quase vinte anos, de meados dos anos 30 a meados dos anos 50. De 1936 à 1952, trabalhou como colunista nos Diários Associados.

Nos anos 50 volta ao tema “pau brasil”. Participou em 1951 da I Bienal de São Paulo. Em 1963 teve uma sala especial na VII Bienal de São Paulo e no ano seguinte participou da XXXII Bienal de Veneza. Faleceu em São Paulo no dia 17 de janeiro de 1973.

Saiba mais:http://www.tarsiladoamaral.com.br/



Eliane Giardini é Tarsila do Amaral na série "Um só coração"
assista o resumo:

20 comentários:

  1. Olha adorei esse resumo porque esta muito bem resuimido...Tarsila eu adoro suas obras voce e nota 100000000000000 infinito....Bjuus

    ResponderExcluir
  2. Muito grande mas muito bom Adorei!!!

    ResponderExcluir
  3. Ótima bibliografia, bem resumida e nao é cansativa de ler. Tarsila do Amaral foi uma das principais artistas do movimento Modernista no Brasil. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. MUITO BOM ESSE RESUMO POIS TIREI NOTA 10 EM UM TRABALHO DE APRESENTAÇÃO DA FACUL DE ARTES, SEM COMENTÁRIOS PRA ESSA GRANDE ARTISTA BRASILEIRA.

    ResponderExcluir
  5. estou estudando ela na escola sacramentinas

    ResponderExcluir
  6. muito bom esse resumo,eu estava precisando para um trabalho de arte,porque a professora todo mês da um trabalho de um artista para fazer.
    Então esse mês de agosto de 2011 ela deu da tarsila do amaral,ela ja deu de varios artistas por exemplo:alejadinho,carmen miranda,leonardo va vinci,monteiro lobato varios artistas e artistas.
    MUITO OBRIGADO
    PARA QUEM LEU MEU COMENTARIO;

    ASS:MARIA EDUARDA 1-colegial escola coc agradeço a presença de todos.]
    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  7. Gostei do resumo, só acho que deveria tirar a foto da Pagú pois é uma pessoa que não merece consideração por parte dos admiradores de Tarcila.
    Tarcila é uma artista de grandeza superior, Pagú foi uma triste passagem na vida de Tarcila.
    Abraços Leslie & Liz

    ResponderExcluir
  8. muito bom esse texto me ajudou bastante no meu trabalho de artes

    ResponderExcluir
  9. Adorei a história de Tarsila do Amaral1111

    ResponderExcluir
  10. curti muito esse blog tirei um 10 no meu trabalhao de artes OBRIGADO e paws Up

    ResponderExcluir
  11. vlw gostei muito do resumo, vai me ajudar bastante no meu trabalho de literatura hoje, vou falar sobre modernismo incluindo a pintora Tarsila do Amaral, suas contribuições e uma de suas obras "Abaporu" de 1928... vou até me caracterizar de Tarsila kkkkk será legal!!!

    ResponderExcluir
  12. E olha que nesse mesmo ano já fiz um trabalho de Arte sobre ela e tirei um 10, eu mandei bem kkkkkkk

    ResponderExcluir
  13. Tbm , fiz um trabalho de historiaa e me deei beem ..

    ResponderExcluir
  14. o texto da vida dela e bem grandem mais o objetivo do trabalho era copiar de uma pagina da internet a vida dela e levei um 10 e mais dois pontos extras por causa da lista de obras amo tarsila do amaral deu 4 paginas a historia e estou com calos mais valeu a pena

    ResponderExcluir
  15. otimo texto super completo ameii.<3

    ResponderExcluir
  16. eu amei o texto foi muito bem explicado
    i love Tarsila do amaral

    ResponderExcluir