
Auto-retrato¹
ou Manteau Rouge² - Em Paris, Tarsila foi a um jantar em homenagem a Santos Dumont com esta maravilhosa capa (Manteau Rouge, em francês, significa casaco, manto vermelho). Além de linda, usava roupas muito elegantes e exóticas, e sua presença era marcante em todos os lugares que freqüentava. Depois desse jantar, pintou este maravilhoso auto-retrato.
A Negra -1923 - Esta tela foi pintada por Tarsila em Paris, enquanto tomava aulas com Fernand Léger. A tela o impressionou tanto que ele a mostrou para todos os seus alunos, dizendo que se tratava de um trabalho excepcional. Em A Negra temos elementos cubistas no fundo da tela e ela também é considerada antecessora da Antropofagia na pintura de Tarsila. Essa negra de seios grandes, fez parte da infância de Tarsila, pois seu pai era um grande fazendeiro, e as negras, geralmente filhas de escravos, eram as amas-secas, espécies de babás que cuidavam das crianças.

'EFCB' (Estação Central do Brasil)-1924 - Este quadro foi pintado depois da viagem a Minas Gerais com o grupo modernista. Foi então que Tarsila começou a pintura intitulada Pau-Brasil, com temas e cores bem brasileiros. Esta tela foi pintada para participar da exposição-conferência sobre modernismo do poeta Blaise Cendrars realizada em São Paulo, em junho de 1924.
Com a obra Abaporu, ela iniciou uma fase na arte brasileira chamada de Antropofagia. O movimento queria 'engolir' a cultura européia e iniciar uma fase bem brasileira na arte - isso foi em 1928 . É a tela brasileira a alcançar o maior valor em um leilão: 1,5 milhão de dólares. Foi comprada pelo colecionador argentino Eduardo Costantini.
Ouça comentário de Tarsila do Amaral sobre o “Abaporu”
Fonte: Almanaque Abril CD-Rom 1997
O Lago 1928 - Maravilhosa tela da fase Antropofágica, com o colorido e o tema tão típicos de Tarsila. Seu sobrinho Sérgio comprou a tela e permaneceu com ela por muitos anos.

Pintou o quadro
'Operários' em
1933. Assim, novamente, Tarsila iniciou a pintura com temas sociais no Brasil. Nessa fase pintou também "Segunda Classe". Nos anos cinquenta a artista retomou as paisagens e as cores brasileiras que tanto a caracterizaram e voltou à pintura pau-brasil, agora intitulada neo pau-brasil. Tarsila fez duas grandes exposições em Paris nos anos vinte (1926 e 1929), com grande sucesso. Expôs no Brasil individualmente pela primeira vez em 1929. Até seu falecimento, participou de diversas exposições no Brasil e em vários lugares do mundo. Inovou sempre e contribuiu para mudar o rumo das artes do Brasil, junto com o grupo modernista brasileiro, mas mesmo dentro do grupo, sempre foi precursora, sendo assim considerada um dos artistas de maior importância na arte brasileira.
Clique aqui e veja a galeria mais completa da Internet com as obras de Tarsila do Amaral
Meus alunos do 5º ano fizeram uma releitura da obra Monteau Rouge. ficaram ótimos. Vou expor os trabalhos no corredor da escola, semana que vem.
ResponderExcluir